Inteligência Multifocal: Engenharia das Ideias

130329526176

Venho fazer uma indicação de livro do psico-filósofo como prefiro intitular Augusto Jorge Cury. O livro “Inteligência Multifocal” propõe uma nova mudança nos paradigmas da pesquisa científica. Parte de uma investigação teórico-avaliativa de pesquisa intersubjetiva. Procura dissociar a complexidade do conhecimento psicológico por meio da crítica, discernimento e observação. Usa-se de três pilares que chama de “tríade da arte da pesquisa”: a arte, a dúvida e a crítica, no intento de desvendar os olhos da ignorância psicossocial abrindo um leque teórico a partir do conhecimento de si mesmo na função de esclarecer processos da mente no exercício da construção do pensamento, da inteligência e da consciência.

contra o academicismo metodológico a favor de um pioneirismo teórico. Esse pioneirismo busca desvencilhar-se dos antigos paradigmas a fim de uma liberdade intelectual na construção de novas teorias que sejam originais e coerentes.

Qual seria, então, o método original desenvolvido por Cury em sua pesquisa pioneira das funcionalidades da mente? Segundo ele são sete procedimentos: a arte da formulação de perguntas; a arte da dúvida; da crítica; a busca do caos intelectual para um processo de “descontaminação da interpretação”; busca do caos intelectual para a expansão nas possibilidades de construção do conhecimento; análise das causalidades históricas e das circunstancialidades biopsicossociais; e análise da construção das variáveis de interpretação na mente. Além desses usa o chamado método MCI (Mesclagem de Contrapontos Intelectuais) um procedimento que busca unir pontos opostos de observação na tentativa de melhor produção teórica. Fica clara a intenção de minuciosidade. Acredito, no entanto, que o MCI é incorporado já nos sete procedimentos que utiliza e que busca, em suma, a liberdade de interpretação dos processos fenomenológicos do tema que se estuda seguido pela crítica dessa interpretação no objetivo de reciclar conceitos e formular ideias originais.

Com este procedimento Cury elabora sua Teoria Multifocal do Conhecimento (TMC), seu alvo é alcançar todas as classes sociais, culturas e todas as matérias científicas para uma maior liberdade de pensamento a fazer com que cada ser humano seja um “engenheiro de ideias”.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s