Considerações Metafísicas de Léon Denis

Transcreverei algumas das principais frases de Léon Denis em sua obra espírita O Grande Enigma e faço no final algumas paráfrases resumindo seu pensamento de altíssima importância. São pensamentos de acordo com o misticismo e revela o conhecimento ocidental sobre Deus e o universo.

Léon-Denis-Totum.uno

“A eterna criação, a eterna renovação dos seres e das coisas é tão somente a projeção constante do pensamento divino no universo.”

“De igual maneira, na escola da vida, todas as almas estão unidas por múltiplas relações.”

“A verdade é uma e eterna, ela penetra a humanidade por irradiações sucessivas, à medida que nosso entendimento se torna mais apto para assimilá-la.”

“Deus é maior que todas as teorias e todos os sistemas. Eis a razão porque não pode Ele ser atingido nem minorado pelos erros e faltas que os homens têm cometido em seu nome.”

“Tudo nos fala de Deus, o visível e o invisível. A inteligência o discerne; a razão e a inteligência o proclamam.”

O BEM E O MAL

“Não há dois princípios no mundo: o Bem e o Mal é feito de contraste, qual a noite o é do dia. Não tem experiência própria (…) O mal é a ausência do bem.”

“O Bem é indefinível em si mesmo. Defini-lo seria minorá-lo. É preciso considerá-lo, não em sua natureza, mas em suas manifestações.”

EXPERIMENTAÇÃO PSÍQUICA

“Para entrar em relações com as Potências Superiores, com os Espíritos esclarecidos, é preciso a vontade e a fé, o desinteresse absoluto e a elevação dos pensamentos.”

“O espiritismo foi dado ao homem como meio de se esclarecer, de se melhorar, de adquirir a ideia de Deus e as qualidades indispensáveis à sua evolução.”

PRECE E ORAÇÃO

Orar é voltar-se para o ser eterno, é expor-Lhe nossos pensamentos e nossas ações para submetê-los à Sua luz e fazer de Sua vontade a regra de nossa vida; é achar, por esse meio, a paz do coração, a satisfação da consciência, em uma palavra, esse bem interior que é o maior, o mais imperecível de todos os bens”

CONSIDERAÇÕES METAFÍSICAS

Em suma abordarei cinco pontos que considero serem os mais importantes na obra desse ilustre autor:

1º Deus é a Alma do universo e não se confunde com o próprio universo;

2º O princípio divino ou centelha divina em nós está localizada na consciência, por isso o homem ter a “intuição do infinito” donde vem as inspirações e melhores pensamentos;

3º A alma é uma irradiação da Alma Universal;

4º Tudo vem de Deus. Primeiro, um pensamento do Criador produz fluido sutil, que produz o éter, que produz a matéria, que produz a vida;

5º Deus não é abstração metafísica. É consciência ativa que nos dirige.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s