O TODO – MECANISMO DO UNIVERSO

“O TODO é Tudo o que É REAL.”

“Nada pode existir fora do TODO, porque do contrário o TODO não seria mais o TODO.”

“Sob as aparências do Universo, do Tempo e do Espaço e da Mobilidade, está sempre encoberta a Realidade Substancial: a Verdade fundamental.”

− O CAIBALION –

 

toto-unierso_Oc.emPauta

 

Há a ideia de que o TODO é uma Realidade Substancial, portanto, nela reside a Verdade Fundamental. A Realidade Substancial é tudo o que o TODO se apresenta, como matéria, energia, etc. Tudo aquilo que é físico, químico, biológico no universo faz parte do TODO e de sua Integralidade. Nós como humanos integramos o TODO e criamos novas integrações à ele, só que devemos falar em Realidade ao tratar das coisas, pois o TODO é a Realidade Substancial, o TODO é o Fundamento onde reside toda a Verdade, e ele é o Fim de Tudo.

Podemos dizer que do TODO nasce Tudo e a ele Tudo volta. Lembram-se de uma passagem bíblica? “E o pó volte à Terra que o era e o Espírito volte à Deus que o deu”. Analisemos… Pensemos que em matéria cada qual retorna ao seu ideal; o pó, ou seja, a constituição física do corpo e biológica desintegra na terra, no pó. A Terra simboliza o corpo. As propriedades do corpo farão parte da terra que dará rumo a essas propriedades para o seu funcionamento. A Terra como parte da Realidade do Substancial, faz com que o corpo, que parecia não mais servir pra nada tenha uma utilidade, de forma que no Todo mesmo quando morremos nosso próprio corpo ainda é útil ao Universo, ao TODO, pois, nada se cria no Universo (só do TODO parte criação) tudo se transforma.

E o espírito volte a Deus que o deu”. O espírito aqui é colocado como aquele sopro de vida divino no homem, é aquele espírito virginal que galgou encarnações (pra quem acredita em encarnação), obteve pelos corpos constituintes vida e personalidade próprias utilizáveis aos recursos terrenos para que viesse alcançar APRENDIZADO, adquirir EXPERIÊNCIA, ou seja, trabalhar seu EQUILÍBRIO nos dois pólos de gênero: masculino e feminino; e ainda nos dois pólos do Ego de desenvolvimento da Vontade: positivo e negativo.

Desta forma, finda sua missão, dever, atuação, ele volta à reintegração, volta à Deus. Significa que em tudo no TODO há sempre uma revolução, movimentos, fluxos e refluxos que tudo o que existe nunca deixará de existir, pois tudo é transformado para que haja sempre utilidade no TODO. Nada é novo debaixo do sol já dizia o Mestre Salomão. O Aprendizado do TODO é o aprendizado de nós mesmos: Conhece-te a ti mesmo. O homem e o universo se comunicam em fundamentos, pois o mesmo fundamento pra ambas as realidades está na Realidade Substancial: o TODO.

Ainda fica uma sombra de dúvida em relação ao TODO e à Realidade Substancial, vejam que o trecho diz: “Sob as aparências do Universo, do Tempo e do Espaço e da Mobilidade, está sempre encoberta a Realidade Substancial: a Verdade fundamental.”

Tempo, Espaço e Mobilidade são características físicas de uma realidade aparente. Não é real o espaço, o tempo e a mobilidade que aparenta advir deles. Não há vácuo no Universo! No entanto, essa realidade aparente para nós com sentidos humanos, faz parte do TODO, só que não é real, é uma ilusão dos sentidos. Pensem comigo um homem no deserto que presencia uma miragem. Parece real, mas não é. Pense nos sonhos. Parece real, mas não é. Tudo aquilo que é produzido em nossa mente faz parte de nós mesmos, mas não é real, é uma ilusão.

A Realidade Substancial é aquilo que está escondido por trás dessa ilusão. Por trás do pensamento se escondem determinações neuropsicológicas que em nosso corpo isso sim é real, mas a própria ilusão dos pensamentos são só conjecturas que existem em nossa MENTE como apreciáveis, porém, para a realidade fenomênica é nada. Pense no drogado “cercado” que acha estar sendo perseguido. Nada que ele acredita estar acontecendo é real, só ilusão, mas mesmo assim existe na MENTE dele.

Da mesma forma, o Espaço, o Tempo, e a Mobilidade são ilusões, porém, EXISTEM para nós, sem mesmo serem reais. Por trás dessa realidade, se esconde a Realidade Substancial. Essa realidade é aquilo que essencialmente É, mas que nós não a vemos ou experimentamos como realidade, pois está além do que podemos conceber. Com o trabalho na Senda daquele que busca, a consequência é abrir seus horizontes espirituais através do desenvolvimento da Verdadeira Vontade, na transmutação de suas potencialidades psíquicas virem a conhecer essa Realidade Substancial, que se oculta aos pretensos sentidos humanos.

Por isso sermos incógnitos, buscadores, peregrinos da Senda no Ocultismo, pois essa busca do oculto é o desvelar das sombras a LUZ, é o transpor o veu. É transmutar chumbo em ouro, a verdadeira Alquimia é hermética, e se revela somente para aquele busca com sinceridade de propósitos.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s