A Sagacidade de J. K. Rowling em Harry Potter

harry-rowling-Totum.uno

Mais uma vez fiquei impressionado com a leitura da série Harry Potter. Desta vez O Cálice de Fogo. De fato J. K. Rowling é uma escritora fantástica, nos dois sentidos é claro. Por escrever estórias fantásticas e por elas serem deslumbrantes também. O tino imaginativo da autora é plausível, desperta a criatividade e a imaginação de crianças, adolescentes, jovens e adultos. A série agrada a todos, os que gostam de fantasia, os que gostam de magia, os ocultistas, os espiritualistas, os críticos, novelistas, cineastas e por aí vai.

O que mais marca na série são os constantes ensinamentos morais e sociais que tem. Há aqueles mais religiosos que  pensam Harry Potter ser um livro de Magia Negra (faça-me rir!) ou ao menos um conteúdo cheio de mensagens subliminares. Vejamos, quantos pontos de vistas podemos ter sobre determinado ângulo? Ora, depende de onde se está, se duas pessoas estiverem a visualizar um mesmo objeto, porém, elas estando sob pontos de foco diferentes, cada uma vai ter um ponto de vista diferente, nisso as opiniões podem ser diferentes, elas somente concordam que o objeto é o mesmo, mas de uma outra forma dizem cada um ele ser. Há uma história lúdica sobre um certo Orixá, esta lenda faz parte da cultura iorubá e tem muito a ver com as religiões afro-descendentes, mas me atenho aqui à fantasia. Exu, o Orixá usa um chapéu, um certo dia ele decidiu se divertir com dois homens, seu chapéu era vermelho de um lado e negro do outro, ao passar pelos dois homens, em resumo, proporcionou uma discussão entre eles sobre a cor do chapéu de Exu, essa discussão toda levou-os a cometerem homicídio um ao outro. Trágico. Os homens discordavam porque estavam sobre pontos de focos diferentes, mas ambos estavam certos, eles só não tinham o conhecimento do todo, só parte dele. E por que? Não analisaram os “dois lados moeda” somente falaram de acordo com seu ponto de vista. Acontece o mesmo com a série Harry Potter, é adorado por todos que os o leram, mas cada um vê da forma como subentende.

Posso dizer que a série tem magníficas lições, tanto para os leigos em Magia e Ocultismo, quanto para os que são iniciados nesses mistérios. De outra forma não necessita ser esotérico para ler os livros, eles são de uma literatura maravilhosa, contagiosa pela linguagem familiar, pelo seu enredo e principalmente pela sua trama. Desvendar os mistérios que Rowling escreve na série não é tão fácil como assistindo aos filmes. É, simplesmente, fabuloso. Na verdade penso que ela não propõe desvendar, parece que ela faz de propósito. No entanto, ela não proporciona muitas pistas e as existentes são tão pormenorizadas no enredo que o leitor acaba por não dar falta de certos acontecimentos. Quando tudo é revelado pelos próprios personagens, bom… a sensação que tive foi quase de estar boquiaberto, realmente uma surpresa. Nisso percebe-se a sagacidade da escritora. Percebe-se de que todas aquelas revelações impressionantes não podiam ter menos que muito trabalho para serem estruturados dentro do enredo. O leitor só percebe a utilidade das circunstâncias que ele leu durante todo o livro no momento em que há essas revelações, é uma trama muito bem construída dá prazer de ler. E o desejo é de ler novamente pra poder aproveitar as deixas e tem uma maior consciência de toda estória e facilitar a compreensão.

Mais uma vez faço aqui minha dissertação sobre mais esta parte da série Harry Potter e aproveitando para indicar, pois de fato, o livro serve a todos. Pra quem não gosta de Harry Potter porque já assistiu aos filmes e/ou porque acha que o livro é muito apelativo à magia aconselho a lê-lo mesmo assim. Tenha certeza que o livro não é apelativo. Aliás o que Harry Potter pratica tem pouco a ver com isso. A maior magia que J. K. Rowling ensina é aquela que o maior mestre humano já demostrou: o Amor. A série é repleta de lições sobre amizade, honestidade, sinceridade e estas são as características da personalidade do bruxinho Potter. Mais, só lendo pra saber.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s