Elevação Espiritual e Disciplina

FORMAS E MÉTODOS DAS FILOSOFIAS MÍSTICAS

Disciplina não é só a matéria que se estuda em sala de aula, mas também a observância de regulamentos para a boa ordem.

Na disciplina espiritual o aspirante, buscador, aluno, neófito ou adepto busca o melhor ou mais conveniente método para si ou ainda usa-se do método da Escola que segue, p. ex., a Rosacruz.

Alguns dizem que rosacruz é quem já alcançou a perfeição, seria o estado crístico, búdico de alguém que passou por todas as provas das encarnações e alcançou a Sabedoria. Ser rosacruz é isso: é ter o domínio da vida, a Paz Profunda.

A Fraternidade de Max Heindel diferencia o adepto, o estudante, o leigo, o neófito, etc. Já a AMORC considera todos os seus membros rosacruzes, pois são integrantes da Ordem Rosacruz AMORC assim como um membro da Maçonaria é uma Maçon. Só que isso é difícil de definir. Um universitário de Medicina não é um Médico, então, quando podemos dizer que um estudante rosacruz é um rosacruz? Diante desse impasse também convém considerar rosacruz aquele que é um membro rosacruz de uma Ordem ou Fraternidade.

Chegando então ao ponto focal desse artigo e começando a dar o exemplo a que me referi, percebo que uma Escola Rosacruz é muito diferente de todas as demais, digo da Escola da Rosacruz Áurea, a Lectorium Rosacrucianum. Esta é a mais extremista de todas as escolas rosacruzes.

A Rosacruz Áurea não entende por saudável, necessário, e sim prejudicial à saúde mental, física e psíquica toda prática espiritual que visa forçar algum centro psíquico. Por exemplo, os adeptos da filosofia rosacruz áurea não admitem a prática de mantras, projeção psíquica, o acender de velas, incenso e muito menos ainda a prática da mediunidade, ou melhor, a prática do espiritismo. Para o fundador da áurea o espiritismo é perigoso e não difere muito da Magia Negra por melhor intenção que seja, por mais que se busque o Bem, pois consideram que os “espíritos” (Almas desencarnadas) precisam do Corpo Etérico do médium para manifestarem-se, o que é prejudicial ao homem. Através da nuca eles absorvem a energia etérica do médium, pois como está o espírito muito ligado à Terra necessita do que ele tinha e não tem mais – considerando que a Alma desencarnada abandona seu corpo etérico essencial à vida física.

Para os rosacruzes áureos toda mudança de vida, elevação de consciência, Iluminação, Compreensão Espiritual etc., se dá através da interiorização e unicamente a interiorização da espiritualidade através dos conhecimentos obtidos pelas leituras das revelações dos mestres e a reflexão. Estudam muito profundamente a composição do Homem, as mudanças ocorridas quando este evolui em consciência e o que se passa em todas as esferas quando este alcança gradativamente a “Ressurreição”, um novo nascer de um novo Homem, o Homem Divino através do átomo-centelha-do-espírito ou rosa-do-coração. Neste particular nem a meditação é útil ao homem aspirante da verdade.

Já a AMORC aconselha a todos os seus membros a prática da Meditação e em graus superiores dispõe ao membro ensinamentos práticos de levitação e projeção psíquica, por exemplo. A Meditação, a Concentração e a Contemplação são os exercícios-chave do rosacruz da AMORC. É com a evolução por meio destes exercícios que é possível a harmonização Cósmica e com a Egrégora rosacruz da Ordem e também por meios deles, aliado aos ensinamentos contidos nas Monografias que o estudante expande sua consciência no caminho da Compreensão, Poder e Iluminação. Cada um encontra a sua verdade através do Conhecimento místico e científico das Leis Cósmicas.

Assim sendo, percebe-se que cada um, de acordo com sua simpatia, convicção filosófica ou religiosa encontra o seu modo de espiritualização. A prática da espiritualidade, contudo, é sem dúvida uma prática que requer do aspirante uma disciplina. Os judeus encontraram nos jejuns, orações e meditações prolongadas os melhores exercícios de espiritualização. Os muçulmanos muito mais na oração que na meditação, porém, a seita dos Sufis encontrou muito mais valia na meditação e no transe.

O Cristão sabe que Jesus ensinou que a melhor forma é Orar e Vigiar e isso considerando seu maior valor místico e seu melhor sentido oculto e esotérico. O mestre ensinou a recolher-se no quarto e orar ao pai que em secreto ouve e recompensa. O apóstolo Paulo ensinou que o Corpo é o templo do Espírito, dentro dele o próprio Deus faz sua morada, por isso é interessante o cuidado com a saúde do corpo.

A disciplina espiritual importa pelo fato que só com a habitualidade dos exercícios escolhidos o aspirante pode desenvolver-se no caminho que busca. Isso demonstra comprometimento, seriedade e responsabilidade para com aquilo que se busca. E nem é preciso dizer que o buscador sincero sempre alcança o seu objetivo, porque independente do método que segue, seu coração puro e sincero eleva sua mente, sua alma aos recônditos do céu, até a casa de Deus Pai onde Cristo faz sua morada, é lá que ele encontra o Deus do seu coração.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s