Um Contador de Histórias e a Rainha do Mar

iemanja-iemoja-totum-uno


Um homem contador de lendas, na praia esperava por Iemanjá. Ela apareceu e ele a reverenciou.

Iemanjá: Muitas noites vi você me chamando.

Homem: Talvez eu fique mudo minha mãe, não há palavras sobre o que meus olhos estão vendo.

Iemanjá: Você sempre exagera um pouco quando contas lendas. E agora que a história acontece com você, vai perder a fala?

Homem: Eu sempre quis saber como era Iemanjá de verdade!

Iemanjá: Como eu sou de verdade? Você é pretensioso. A Verdade tem muitas faces. O mar toma muitas praias, Iemanjá toma muitos corpos. Ver um Orixá é uma dádiva. Se alegra com isso. Você me vê com seus olhos: é tudo o que um homem pode fazer. Quando você contar minhas histórias, não conte como viu Iemanjá. Continue contando as mesmas lendas antigas pras pessoas em volta da fogueira. Cada um me verá como em seus sonhos.

Fonte: Minissérie Mãe de Santo, episódio 12: Euá.


Comente

