Espírito Imperfeito – Uma Ideia Antiquada

Este artigo foi um comentário do autor a uma publicação de página espírita que postou uma mensagem de uma alma comunicante, onde fazia afirmação direta de que somos espíritos imperfeitos, em evolução. É por não concordar com estes termos, que este autor tenta uma desconstrução a fim de solidificar a ideia de nossa essência como consciência cósmica.


 

A Rosa é o símbolo da Alma ou da Consciência desperta.

A Rosa é o símbolo da Alma ou da Consciência desperta.

Não é o espírito a centelha divina? Se sim, como acredito ser no espiritismo, penso que esteja errada a afirmação em dizer que somos espíritos imperfeitos. Como pode um espírito provindo da divindade, a Alma Universal, a Consciência Cósmica ou Deus ser imperfeito? O espírito é o que há de perfeição no homem, é a divindade humana.

O espírito não precisa ser depurado e sim nossa personalidade que a cada encarnação precisa ser purificada até que nos livremos de todas as cascas, quer seja o corpo ou os defeitos emocionais e mentais para assim deixarmos de encarnar não precisando mais passar pela roda das encarnações.

O Espírito, reitero, é perfeito, é Deus em nós, nosso Cristo interno como falam alguns, inclusive gosta do termo o Divaldo Franco. A evolução, na verdade, é a tomada de Consciência ou expansão da consciência de que falam os místicos e esotéricos. A partir do sacrifício pelo próximo, desinteressado, ou caridade, no espiritismo, a partir da aniquilação dos desejos inferiores, do anseio pela liberdade e paz, fazendo o bem, depuramos nossa personalidade galgando maior consciência de nosso ser interno.

Isso quer dizer, em termos espíritas, que o espírito vai se sobressaindo sobre a carne (sois livres, mas não use a liberdade para dar lugar a carne – Paulo Apóstolo). Daí ao invés de estarmos tomados pela ilusão do mundo (mundo de maya – termos orientais) afeitos ao Ego e às paixões, cultivamos a santidade, a paz e as virtudes, de forma que compreendemos a nós mesmos, o Universo e a Deus (conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses – templo de Delfos Grécia antiga).

A Borboleta simboliza o renascimento, a depuração da Alma.

A Borboleta simboliza o renascimento, a depuração da Alma.

“Vós sois deuses”, disse Cristo, que tipo de Deus somos nós senão o deus interno, o Espírito puro que em nós habita! E o pó volte a terra que o era e o Espírito volte a Deus que o deu – Eclesiastes. Toda potencialidade divina está na alma, imperfeito é o homem, não a centelha que carrega em si. De qualquer forma, é possível entender quando os espíritos falam de espírito imperfeito, porém, não acredito que seja o termo correto. Há muita coisa a ser revista na doutrina de kardec, alguns termos podem estar atrasados no contexto atual devido a grande informação e tomada maior de consciência da espiritualidade nos homens. Não custa nada observar os bons estudos esotéricos, iniciáticos, orientais, e os ocidentais como a Cabala.

É possível entender o que o espírito comunicante quis dizer, até porque entendemos que na doutrina espírita há dogmas como toda religião, quer aceitem ou não. Se tirar alguns fundamentos da doutrina perde a religião e a doutrina, então, como se acredita que o espírito emana puro e sem mácula, e passa por várias fases nos reinos, acredita-se daí, que há a possibilidade de manchar-se por algum motivo, devido à queda, ou descida até os reinos inferiores como é a Terra ainda.

O espírito prova do bem e do mal e faz suas escolhas, etc. Não vou me aprofundar, pois a lei do progresso na doutrina não admite retrocesso, outro erro sendo que há sim; se existe liberdade há possibilidade de retroceder, isso por causa da própria lei de causa e efeito. A teoria dos primeiros homens da Terra vindos de outras galáxias e planetas é um retrocesso, e por quê? Causa e efeito, é questão de mérito, além de possibilidade de um novo caminho, uma nova proposta para progredir.

O problema das religiões está em ainda ver Deus como alguém pessoal, cheio de sentimentos como os homens. Tenho que dizer, a doutrina espírita ainda não evoluiu nesse sentido, a não ser no movimento por alguns que já tem essa consciência. Nesses parâmetros, o espírito é imperfeito por estar maculado, e então precisa ser depurado. É compreensível, mas não é correto. Deus ainda seria injusto, pensando assim, ou melhor, as leis universais seriam desequilibradas se assim fosse, Deus criar uma consciência do nada, pura, para se manchar e ter que passar provações várias a fim de voltar a pureza novamente

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s