O Terno (Banda)

O_TERNO_1-totum.uno

O Terno é um power-trio de canção-rocknroll-pop-experimental de São Paulo-SP formado por Tim Bernardes (Guitarra e Voz), Guilherme d’Almeida (Baixo) e Biel Basile (Bateria). O grupo chama atenção por sua estética autoral, mesclando com originalidade influências e timbres sessentistas e contemporâneos que dão cor às interessantes composições da banda.

O trio, na ativa desde 2009, tem dois discos e um EP lançados. Seu disco de estréia “66”(2012) foi muito bem recebido pelo público e crítica. Com o clipe da fáixa-título ganhou público na internet e conquistou prêmios de Melhor Clipe do Ano no Prêmio Multishow e Aposta MTV no VMB. Além de constar entre os 25 melhores do ano (tanto o disco quanto a música de trabalho – “66”) pela Revista Rolling Stone Brasil e considerado pelo jornal O Globo como “um dos mais impressionantes discos de estréia de uma banda brasileira”.

o-terno-2-totum.uno

Em 2013 o trio lança seu EP “Tic Tac-Harmonium” onde começam as experiências sonoras para além do power-trio, Tic Tac ganha um clipe enquanto Harmonium é indicada na categoria ‘Nova Música’ no Prêmio Multishow. No mesmo ano, O Terno se junta ao ídolo tropicalista Tom Zé gravando em seu EP “Tribunal do Feicebuqui” (que traz duas parcerias de Tim com Tom Zé) e seu disco sucessor “Vira Lata na Via Lactea” (na faixa ‘Cabeça de Aluguel’). Além das parcerias com Tom Zé o vocalista Tim Bernardes já compôs músicas com nomes como David Byrne (na faixa “All Around You” da cantora Tiê, que também assina a música) e Adriano Cintra (Cansei de Ser Sexy).

O mais recente trabalho vem em 2014, o homônimo “O Terno”, lançado de maneira independente, em CD, Vinil e download gratuito, assim como os trabalhos anteriores do grupo. O álbum “O Terno” consolidou uma estética e sonoridade que a banda vinha esboçando. Num repertório autoral de 12 músicas, cada uma com seu universo próprio de clima e composição o disco foi também muito bem recebido pela crítica (saindo novamente entre os 15 melhores do ano na revista Rolling Stone e muitas outras listas no Brasil e América Latina) e público.

Diferentemente do disco de estréia, “O Terno” foi gravado com o tempo e a calma que a banda procurava para poder experimentar em estúdio e chegar nos timbres e arranjos com o devido capricho e cuidado. O disco leva produção d’O Terno e do parceiro Gui Jesus Toledo, dono do estúdio Canoa, que abrigou as experiências da banda, e do Selo RISCO, queprensa as tiragens em vinil do grupo. Gui é quem faz o som da banda ao vivo, levando o refinamento da sonoridade de estúdio do Terno para as energêticas apresentações ao vivo do trio.

o-terno-3-totum.uno

Ainda no final de 2014 o trio passou por uma mudança de formação; Victor Chaves, baterista desde 2009 deixa a banda dando lugar ao atual baterista do trio, Biel Basile.

Site Oficial (O Terno)Página Oficial Facebook

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s