Desenvolvimento Espiritual de Mediação III

A EVOLUÇÃO CONSCIENCIAL

Elevação Moral é ser como criança e ganhar o Reino dos Ceus!

criança-alma-Oc.emPauta

Observe-se que foi dito na citação do livro de Chico, no artigo anterior, sobre elevação moral, necessária para acompanhar o desenvolvimento do médium. Foi dito que para elevação moral e espiritual uma doutrina pode ajudar, só que não se faz necessária a doutrinação como convenhamos acreditar. Cada doutrina tem seu método. O querer dizer desta afirmação justifica-se na ideia de que esta evolução consciencial independe de seguir um método, o que se considera é que a liberdade de agir e pensar é fundamental para que sozinho e sem necessidade de sentir-se obrigado a nada, o ser eleve sua moral na plenitude de sua vontade. Por essa razão acreditar que toda citação de qualquer um é válida como a feita no início deste artigo, só que nunca se deve tomar um pensamento de alguém ou de um espírito desencarnado pela filosofia ou religião que professa desde que sirva para acrescentar na didática de um estudo e no conceito de uma opinião.

“Cada consciência marcha por si, apesar de serem numerosos os mestres do caminho”.

(Nos Domínios da Mediunidade – Chico Xavier – Capítulo 16: “Mandato Mediúnico”).

Com essa assertiva percebe-se que a consideração de André Luis colocar esses pensamentos no livro de que é autor, por intermédio de Chico, é válida e inegável sua verdade. A elevação moral deve acompanhar o desenvolvimento do médium. Mediunidade sem isso é casca oca, assim como o apóstolo judeu-cristão Paulo (o maior doutrinador do cristianismo do primeiro século) escreveu que a fé sem obras é morta.

“Onde há pensamentos, há correntes mentais e onde há correntes mentais existe associação. E toda associação é interdependência e influenciação recíproca. Daí concluímos quanto a necessidade de vida nobre, a fim de atrairmos pensamentos que nos enobreçam.”

(Idem – Capítulo 15: “Forças Viciadas”).

Interessante notar essa consideração. Existe uma influência recíproca entre as consciências inexoravelmente, é lei universal, e a vibração dos pensamentos é muito mais sutil que a vibração das emoções, imagens e sons. Não existe barreira para uma vibração de pensamento firme e forte em sua vontade, o único desvio ou empecilho nisso, pode ser outra lei universal de maior alcance somente. De outra forma, os seres estão carregados de pensamentos próprios e rodeados de vibrações que externam dos pensamentos dos outros. A vida nobre de que se fala começa com a firme convicção e concentração nos pensamentos nobres, os atos são consequências do pensamento e da vontade.

mediunidade-criança-Oc.emPauta

A partir dessa abordagem da obra de André Luis precisa-se pensar qual a utilidade de saber que há interdependência das consciências para sua evolução. Isso é necessário de acordo com a ideia de amor e compaixão que se faz de Deus. Pensando assim: Deus é o doador da vida, cada criatura doa algo de si ao outro sendo semelhante àquele que o criou. A Consciência Cósmica está em constante trabalho, já nos dizia os tratados herméticos que o universo é movimento, ritmo, correspondência, polaridade, vibração; e deste modo, nada é estático e a impressão de vácuo é falsa, tudo está preenchido com alguma coisa. Concorda-se nesta via, que cada consciência, individualmente, contribuindo para sua própria evolução, evolui e trabalha a Consciência Cósmica. O médium deve se acercar deste fato e entender que, quando entra em estado de transe, o que está fazendo é assimilar uma consciência, seja superior ou inferior a ele, às suas capacidades cognitivas e extrasensoriais na influenciação de uma atividade medianímica. Há de ser perceptível como é importante a nobreza de pensamentos, palavras e ações.

“Não ignoramos que o Universo, a estender-se no Infinito, por milhões e milhões de sois, é a exteriorização do Pensamento Divino, de cuja essência partilhamos, em nossa condição de raios conscientes da Eterna Sabedoria, dentro do limite de nossa evolução espiritual”.

“(…) tudo está mergulhado na substância viva da mente de Deus”.

“Somos, pois, vastíssimo conjunto de Inteligências, sintonizadas no mesmo padrão vibratório de percepção, integrando um Todo, constituído de alguns bilhões de seres, que forma por assim a Humanidade Terrestre.”

“(…) agimos e reagimos uns sobre os outros através da energia mental”.

“Atraímos os Espíritos que se afinam conosco, tanto quanto por eles somos atraídos; e se é verdade que cada um de nós somente pode dar conforme o que tem, é indiscutível que cada um recebe de acordo com aquilo que dá.”

“Elevemos nosso padrão vibratório de conhecimento pelo estudo bem conduzido e apuremos a qualidade de nossa emoção pelo exercício constante das virtudes superiores, se nos propomos recolher as mensagens das Grandes Almas.”

(Idem – Capítulo 1: “Estudando a Mediunidade”).

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s