Caverna do Dragão- O Mestre dos Magos

(Por Caciano Camilo Compostela, Monge Rosacruz)

CCCMRM-Caciano-caverna

Exatamente no dia 17 de Setembro de 1983 ia ao ar o primeiro episódio de a ‘Caverna do Dragão’ nos Estados Unidos, uma das séries mais marcantes em seu estilo que percorreu o imaginário, consciente e inconsciente, de gerações. Pode parecer algo tolo dispensamos nossa atenção a uma história perdida nas memórias de infância, entretanto, é perfeitamente possível que descubramos aqui algumas importantes conexões simbólicas, arquetípicas e sincrônicas.

Já tive a oportunidade de palestrar longamente sobre estes assuntos que possuem inúmeros desdobramentos e dividem opiniões, seja como for, uma figura se destaca com refulgência significativa: o Mestre dos Magos.

Os 27 episódios divididos em 3 temporadas contam a história de 6 jovens ‘transportados’ para um mundo mágico de desafios e criaturas extraordinárias. O Mestre dos Magos surge como uma espécie de conselheiro misterioso que ajuda (ou parece ajudar) com mensagens enigmáticas; ele orienta a seguirem por caminhos que os coloca invariavelmente sob circunstâncias de perigo e luta.

Embora ”Dungeons & Dragons’ seja comum, é importante lembrar que o nome original teria sido ‘Espada de Feitiçaria’ o que foi recusado por motivos religiosos; na França o título é ‘O Sorriso do Dragão’ e sofreu, em todos os países de exibição, múltiplas críticas/protestos por expressar ideias de magia e paganismo.

Propositalmente ou não, cada personagem e episódio possui um profundo significado humano/psicológico; é como se o ‘Inconsciente Coletivo’ usasse de mecanismos simples e despretensiosos para reverberar silenciosamente sinais que podem ser traduzidos em Conceitos e Sistemas.

(Favor, releia o parágrafo anterior)

Externamente os jovens foram condenados a vagar pelo submundo para superar suas dificuldades, internamente eles representam as contínuas lutas que todos enfrentamos na ‘caverna’ do mundo interno. Desta maneira temos as seguintes associações:

Hank > Orgulho. (O Arco da Coragem)

Eric> Medo.(O Escudo da Proteção)

Presto> Indecisão.(Chapéu da Magia)

Diana> Impaciência. (Vara da Vontade)

Sheila> Vaidade.(Capa da Invisibilidade)

Bobby> Raiva. (Tacape da Força)

Gravitam em torno da Caverna do Dragão interpretações e versões por vezes incompletas bem como contraditórias que não conduzem a lugar algum; o importante é olharmos o desenrolar da trama central transmitidos n’época sem nos perdermos nas pitorescas elucubrações do posteriori.

O Mestre dos Magos representa a inacessível luz do túnel que nos faz ver o início e o fim, nos localiza e aponta a direção a seguir. Ele aparece para nos preparar ao mesmo tempo que nos lança no âmago dos problemas. Tal como Gandalf (Artigo publicado) ele raramente usa seus poderes, sugerindo a ação objetiva no lugar de desnecessários apelos a Magia.

De certa forma o Mestre dos Magos é a ‘Serpente do Éden’ que faz os jovens experienciarem o Bem e o Mal sendo, portanto, simultaneamente agente de Dor & Iluminação. O ‘Vingador’ é sua contraparte (ele mesmo, seu filho ou discípulo – pouco importa), usa de poderes diversos e um Demônio das Sombras (Ens) para capturar as Armas Mágicas e derrotar a Deusa-Dragão (TiamaT) que impedia seu domínio nos dois mundos.

O Mestre guiando os 6 (e a Uni) no Retorno ao ‘mundo original’ impressiona as mentes por ser o símbolo da Ascensão da consciência ao ter que superar suas deficiências fundamentais, restabelecer a ordem e dominar os Dragões internos.

Inexiste qualquer indício definitivo que o desenho televisivo, quadrinhos ou o jogo original de RPG tenha qualquer objetivo Esotérico e, por isso mesmo, devemos manter os pés no chão ao tecer esse tipo de análise; todavia, nos é perfeitamente possível especular sobre ensinamentos projetados inconscientemente nas artes já que tudo no Universo se interliga e reflete-se mutuamente.

In Lumen Lumine,

* CCCMR+C.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s