O Deboísmo

image

O deboísmo é uma palavra que nem existe no dicionário português (ainda), pois é uma filosofia recente, não uma filosofia construída com pensamentos técnicos, mas uma filosofia de vida que está conquistando muitas pessoas. Até mesmo eu Luan De Barros.

image

Não se pode dizer que a filosofia deboísta é original. Não, até porque, no mundo das ideias, coisa mais difícil é criar qualquer coisa que seja estritamente original. O deboísmo é a arte de “ficar de boa”, ser uma pessoa tranquila com a vida. Não cometer represálias, vinganças, odiar sem sentido, simplesmente aceitar a realidade e se orientar na vida pela paciência, praticando a paz social, o respeito ao próximo, seja lá ele quem for. A partir disso, temos certeza que muitas pessoas praticavam o que hoje temos um nome. Os budistas, os yogues, as demais pessoas que costumam ter uma vida de calmaria, imparciais, cautelosas, pacientes, geralmente são tipos de pessoas que hoje podem ser chamadas de deboístas. A preguiça é o animal símbolo da filosofia que segundo Abelardo é o animal “mais de boa” que existe, que passa uma sensação de serenidade.

image

No entanto, essa filosofia veio a tona com esse nome através de dois jovens de Goiânia, Carlos Abelardo, de 19 anos e sua namorada de 17 anos. Eles criaram a página no Facebook que levou essa filosofia de internet ao sucesso. Nesta postagem é possível verificar alguns memes que indicam a filosofia. Esse movimento social surgiu por causa das várias discussões na internet em torno de assuntos polêmicos que levam as pessoas nas redes sociais trocarem farpas por causa de discórdia de opinião. Ou mesmo pelo escrachado geral público da sociedade que adora julgar os outros em favor de seus interesses e desfavor da liberdade alheia. Daí, vem o deboísmo, pra dizer pra todos viverem paz.

image

E por conquistar tantos adeptos, existe até uma tentativa de seus partidários em converter outras pessoas ao mesmo pensamento. Um rapaz com seus 23 anos, de opinião política esquerdista até mesmo criou uma igreja chamada Igreja Dos De Boas. Uma tentativa de fazer de uma conduta pessoal uma religião. O deboísmo é apartidário, embora político, ou seja, é uma política social de cidadania, ao mesmo tempo que uma filosofia de vida.

MAIS MEMES DEBOÍSTAS:

 

Veja abaixo duas versões de os dez princípios deboístas, que são conselhos, e não regras, como alguns gostariam de dizer, em comparação com dez mandamentos. A primeira versão teria sido copiada de um livro de Richard Dawkins:

1- Não faça aos outros o que não quer que façam com você;

2- Em todas as coisas, faça de tudo para não provocar o mal;

3- Trate os outros seres humanos, as outras criaturas e o mundo em geral com amor, honestidade, fidelidade e respeito;

4- Não ignore o mal nem evite administrar a justiça, mas sempre esteja disposto a perdoar erros que tenham sido reconhecidos por livre e espontânea vontade e lamentados com honestidade;

5- Viva a vida com um sentimento de alegria e deslumbramento;

6- Sempre tente aprender algo de novo;

7- Ponha todas as coisas à prova; sempre compare suas ideias com os fatos, e esteja disposto a descartar mesmo a crença mais cara se ela não se adequar a eles;

8- Jamais se autocensure ou fuja da dissidência; sempre respeite o direito dos outros de discordar de você;

9- Crie opiniões independentes com base em seu próprio raciocínio e em sua experiência; não se permita ser dirigido pelos outros;

10- Questione tudo.

VERSÃO PRINCIPAL DOS PRINCÍPIOS DEBOÍSTAS:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

* Imagens ilustradas pelo autor.

Anúncios

2 comentários

  1. Luan De Barros · maio 5, 2016

    Republicou isso em Ocultismo em Pauta.

    Curtir

  2. Pingback: Saiba o que é o Deboísmo | Ocultismo em Pauta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s