Espiritismo é Ciência?

a ciencia e kardec - Edição Luan de Barros

“Assim como a Astronomia destronou os Astrólogos, o Espiritismo veio destronar os adivinhos, os feiticeiros e os que liam a buena-dicha. Ele é, para a magia, o que é a Astronomia para a Astrologia, a Química para a Alquimia.”

Allan Kardec

slide_3

👳🏽Essa é a fatal diferença do espiritismo para o espiritualismo. Se analisarmos, não caberia, para Kardec, no espiritismo magia, astrologia, misticismo, Ocultismo, etc. Porque não são ciências. Embora o Espiritismo também não seja uma ciência reconhecida, isso não olvida de tomar outras vertentes para análise.

👳🏽A dita ciência do espiritismo são observação e experimentos. O Espiritismo busca todas as respostas pelos Espíritos. São eles que direcionam e dão comprovações da existência da eternidade e suas implicações filosóficas.

 👳🏽No entanto, porque não seria, então, o autoconhecimento, a gnose, uma ciência? Uma pessoa que busca respostas na filosofia do seu interior, num direcionamento espiritual através unicamente de si mesmo, não pode ser uma experimentadora? A observação de si mesmo não é o mesmo que cientificar-se? Não poderia!

 👳🏽Ora, firmou-se, meus caros, que tudo o que é objeto de ciência é provado pelas condições materiais. Mesmo o Espiritismo que anuncia o Mundo Espiritual como a origem natural do ser, se baseia em provas factíveis do nosso plano pra poder dar à sua filosofia padrão de ciência. Pois o Homem só tem a capacidade de entender o que vê, ouve, toca, sente e, por isso mesmo, ouso dizer que, para ser Espírita, antes a pessoa deve ser cética.

 👳🏽O apóstolo de Cristo no Espiritismo é São Tomé: aquele que precisa ver, para crer. Nisso, a fé não é razão, se não estiver pautada na observação e por ela ficar demostrado o que se prega. Com isso, derruba-se uma lição do Cristo: bendito é aquele que não me viu, mas creu. Esta é a resposta que Jesus dá aos espíritas. Penso que assim ele falaria: vós dizeis acreditar, mas negais até que se prove.

 👳🏽Estamos mesmo em um novo mundo onde a fé é sinônimo de atraso ou ilusão e a ciência deva ser a santa resposta para os aflitos?

 👳🏽O espiritismo perdeu a fé e conquistou a graça por si mesmo? Ou a graça o permitiu usar a fé para conquistar uma nova Era?

 👳🏽Ora, se o Espiritismo se alia à ciência para poder tomar aquilo que se provou, para provar novas coisas, através de bases científicas simples consagradas, e assim ensinar suas lições, é necessário convir que Espiritismo não é religião. Quanto a ser ciência, enquanto não estiver reconhecida universalmente pelos parâmetros terrenos como tal, será sempre Filosofia. E nessa, é também possível reconhecer a observação, além do que observação pura não é ciência. Qualquer filósofo precisa antes observar para que possa tecer suas ideias.

 👳🏽Então, de duas uma:
Espiritismo é ciência!
Espiritismo não é ciência!

 👳🏽Se for, a gnose, por exemplo, (para continuar no que já foi citado) também será, e inclusive a Filosofia. Como se chama esse ciência pregada por Kardec? Ciência dos Espíritos, só pode! Sim porque o humano, não é humano. Isso é estado (transitório); o humano é Espírito.

 👳🏽Se Espiritismo não for ciência, nem será a gnose ou a Filosofia. E assim, continua o status de religião, diferenciada somente porque nela se “observa e experimenta”, com o conluio das Almas desencarnadas.

 👳🏽Ficamos no impasse:
Religião❓
Ciência ❓
Filosofia ❓
Todas elas juntas ❓
Todas elas podem conviver ❓
Até que ponto ❓
Não raras vezes, onde inicia uma, termina a outra.

 👳🏽Talvez, o espiritismo seja uma Luz muito valiosa para a humanidade. Mas não deve ter a pretensão de diferenciar seu modo de estudo como mais viável ou seguro que outros.

👳🏽Astrologia, por exemplo, não é invenção de loucos ou teoria para insanos. Por muitos anos a observação dos planetas foi objeto de várias culturas. Por essas culturas estarem entrelaçadas em seus países com a religião, significa que não tem mérito ou crédito para Estudos pautados pela experimentação?

 👳🏽Assim, ficamos fascinados com tudo. E sem qualquer conclusão: viva o Conhecimento! Seja religioso, filósofo, artístico, científico ou não padronizado.

 

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s